sexta-feira, 30 de março de 2012

Afinal existe decoração econômica??

Bom dia !!!

Não gosto de ficar dias sem escrever, mas as últimas semanas foram complicadas e ainda por cima uma das minhas cachorras adoeceu e tive que cuidar dela.
O post de hoje é longo, mas vale a pena ser lido! Amanhã temos o sorteio do bouquet: dedos cruzados e quem ainda não se increveu..corre que ainda dá tempo!!

Vamos ao post....
Hoje estava repassando as últimas propostas e boa parte delas são bem cheias de detalhes, arranjos grandes, muitos pontos para decorar e acabam ficando como os orçamentos do mercado.. mantendo a média, montagem, desmontagem, um monte de material locado.
Aí as pessoas começam a questionar...a proposta da Abba não é uma decoração original e economica??
E eu afirmo, sim essa é a meta da empresa e posso grantir que pode ser alcançada, porém há alguns pontos que precisam ser observados.
Recebo no atelier muitas noivas, algumas vem com um projeto realmente original, com muitos detalhes personalizados que expressam bem a história e a personalidade dos noivos, muitas vezes dentro desses itens, há alguns que são caros, que , por vários motivos ou porque usam uma peça cara ou porque (maioria das vezes) são arranjos muito cheios, grandes e que por muitas vezes são extraídos de blogs americanos e usam flores que quando chegam aqui custam o triplo das nacionais e em muitos casos não existem aqui... cada região, cada clima, tem sua espécie, suas cores características.. sabiam que o clima, a qualidade do solo e o tipo de manuseio dão origem a resultados diferentes a uma mesma planta?? Ou seja se sua idéia é copiar a decoração ou o bouquet de um site americano ou europeu a chance de não ter as mesmas flores ou ter que gastar uma fábula para conseguí-las é um fato incontestável.

Primeiro: quer economizar? Então esteja disposta a ouvir a opinião de um profissional sincero que está interessado no resultado e não na apenas na venda. Eu particularmente prefiro deixar de vender a ter que ocultar uma informação relevante, mas isso é escolha pessoal.

Outro detalhe: o tamanho do arranjo e a variedade de flores, influencia diretamente no custo. Estão vendo o arranjo abaixo:




Façam uma conta simples: quantas flores há apenas nesta parte que está à vista ... Muitas não?? Então se este é seu sonho de consumo, saiba que custará caro e não há como custar barato pois a quantidade de flores, o trabalho para fazê-lo e transportá-lo vão sim determinar seu valor.
Muitas noivas chegam aqui desesperada, mencionadno que precisam gastar pouco e na hora que começam a me mostrar seu "inspiration board" ou seu apanhado de imagens, já começo a me sentir mal, pois sei que aquilo custará caro e às vezes mais caro que uma decoração trivial, sabe aquela que todo mundo tem e que pode cotar em 20 lugares diferentes que são a mesma coisa com uma pequena variação de valor?? e aí chega o momento difícil contar a verdade, algumas ficam tristes com a notícia, mas encaram o fato de que terão que fazer a decoração de qualquer jeito e partem para as opções e são ponderadas, decidem o que será substituído e o que será mantido e encaixam no bolso. Outras porém, não abrem mão e ficam frustadas, tentando encontrar alguém que execute o projeto, queridas atençaõ se todo o mercado cobra uma média de valores e você encontra um fornecedor que cobre um 1/3 do preço...fique atenta, pois as flores são vendidas por leilão e quando chegam no ceasa, são vendidas pelo mesmo valor para mim, para você ou para o grande decorador..ah..mas o fornecedor que faz 1/3, falou que como compra quantidade tem muito desconto...então faça um teste, vá no ceasa, procure o dono de um box e faça uma cotação se comprar 01 maço ou 20 como fica o valor..em 20 realemnte terá desconto...de centavos de 3a 5% quando muito, ou seja esse tipo de desconto é bem vindo, mas não fará você gastar 1/3 do valor.

Outro ponto que deixa sua decoração cara: colocar muitos elementos em um mesmo local, por exemplo, algumas meninas chegam aqui e me pedem para orçar dois arranjos gigantes para a mesa do bolo, uma cortina de flores ou velas para colocar atrás e mais duas árvores francesas na lateral. Resultado: uma paulada quando ouvem o valor...a solução é escolher bem o que colocar: se tem a cortina atrás coloque arranjos mais delicados e se tem a cortina atrás, não use as árvore, se prefere as árvores, capriche nelas, exclua a cortina e diminua os arranjos na mesa.

 
Se eu for falar disto.. posso enumerar muitos motivos pelos quais decorações podem custar uma fábula, mas também posso apresentar um mundo de soluções para termos um resultado lindo e o custo baixo, para isso funcionar é necessário que quebrem os paradigmas, de que uma decoração só fica boa se for assim ou assado.. uma decoração também pode ser boa, se couber no seu bolso, se representar seu estilo e se for original...

Outro detalhe crucial: a proposta da Abba é usar materiais baratos que não precisam ser devolvidos, para eliminar o custo do frete da retirada e da equipe para desmontar e embalar todo o material e depois lavá-los para serem reutilizados, outro ponto mandar tudo pronto para simplesmente serem distribuídos no local por vocês, mas muitas noivas me pedem para montar.. isto é mais um custo até por que muitas querem a montagem completa (arrumar doces, porta-retratos, detalhes em guardanapos, bem-casados lembranças..etc) para isto preciso mandar várias pessoas e que fiquem a disposição o dia todo, pois cada coisa chega em um horário.

Resumindo: se entenderem bem a proposta da Abba, como funciona e as opções de modelos e materias que podemos fazer, é possível sim, ter um resultado lindo e economizar muito.


Veja alguns exmplos de projetos que deram super certo:
Mesa de convidados: uma única peça com arranjo cheinho


Bouquets na ponte foram substiuídos, por micro bouquets de lisnathus e laço de fita:


 

Mesa do bolo: Apenas quatro arranjos grandes (2 grandes e dois médios), sem arranjos pequenos, sem árvores, sem cortinas..


Vejam o do Sammia:

No caminho, apenas o tapete e a caixa que ficava charmosa por causa do detalhe de renda e fita


Mesa do Bolo: Apenas dois arranjos grandes e alguns mini, o efeito cheio foi conseguido, pois ela levou outros elementos e caprichou na apresentação dos doces.


Nos outros locais: arranjos pequenos para completar os detalhes personalizados


Os arranjos de mesa: garrfas recicladas, que ela juntou e pintou..



Se estiver disposta a buscar soluções sua decoração ficará linda, original e econômica, mas se quiser usar mega produções prepare o bolso, pois não há milagre que mude o custo.



Um comentário:

  1. Muito bom o post! Sou uma noiva "casando sem grana" e sempre pensei na decoração com as garrafas, como a da Sammia. Já juntei as garrafas e pintei algumas, achei que ia economizar horrores. Mas que nada, me decepcionei com os orçamentos que fiz. Acho que falta profissionais no mercado com essa visão de economia, de fazer algo original, mas bonito. Inclusive tenho um blog sobre decoração econômica http://fazendoafestacriativa.blogspot.com.br/
    Sei que dá para fazer coisas muito bacanas sem gastar uma fortuna, mas tá difícil achar profissional pra isso!

    ResponderExcluir