Páginas

sexta-feira, 30 de março de 2012

Afinal existe decoração econômica??

Bom dia !!!

Não gosto de ficar dias sem escrever, mas as últimas semanas foram complicadas e ainda por cima uma das minhas cachorras adoeceu e tive que cuidar dela.
O post de hoje é longo, mas vale a pena ser lido! Amanhã temos o sorteio do bouquet: dedos cruzados e quem ainda não se increveu..corre que ainda dá tempo!!

Vamos ao post....
Hoje estava repassando as últimas propostas e boa parte delas são bem cheias de detalhes, arranjos grandes, muitos pontos para decorar e acabam ficando como os orçamentos do mercado.. mantendo a média, montagem, desmontagem, um monte de material locado.
Aí as pessoas começam a questionar...a proposta da Abba não é uma decoração original e economica??
E eu afirmo, sim essa é a meta da empresa e posso grantir que pode ser alcançada, porém há alguns pontos que precisam ser observados.
Recebo no atelier muitas noivas, algumas vem com um projeto realmente original, com muitos detalhes personalizados que expressam bem a história e a personalidade dos noivos, muitas vezes dentro desses itens, há alguns que são caros, que , por vários motivos ou porque usam uma peça cara ou porque (maioria das vezes) são arranjos muito cheios, grandes e que por muitas vezes são extraídos de blogs americanos e usam flores que quando chegam aqui custam o triplo das nacionais e em muitos casos não existem aqui... cada região, cada clima, tem sua espécie, suas cores características.. sabiam que o clima, a qualidade do solo e o tipo de manuseio dão origem a resultados diferentes a uma mesma planta?? Ou seja se sua idéia é copiar a decoração ou o bouquet de um site americano ou europeu a chance de não ter as mesmas flores ou ter que gastar uma fábula para conseguí-las é um fato incontestável.

Primeiro: quer economizar? Então esteja disposta a ouvir a opinião de um profissional sincero que está interessado no resultado e não na apenas na venda. Eu particularmente prefiro deixar de vender a ter que ocultar uma informação relevante, mas isso é escolha pessoal.

Outro detalhe: o tamanho do arranjo e a variedade de flores, influencia diretamente no custo. Estão vendo o arranjo abaixo:




Façam uma conta simples: quantas flores há apenas nesta parte que está à vista ... Muitas não?? Então se este é seu sonho de consumo, saiba que custará caro e não há como custar barato pois a quantidade de flores, o trabalho para fazê-lo e transportá-lo vão sim determinar seu valor.
Muitas noivas chegam aqui desesperada, mencionadno que precisam gastar pouco e na hora que começam a me mostrar seu "inspiration board" ou seu apanhado de imagens, já começo a me sentir mal, pois sei que aquilo custará caro e às vezes mais caro que uma decoração trivial, sabe aquela que todo mundo tem e que pode cotar em 20 lugares diferentes que são a mesma coisa com uma pequena variação de valor?? e aí chega o momento difícil contar a verdade, algumas ficam tristes com a notícia, mas encaram o fato de que terão que fazer a decoração de qualquer jeito e partem para as opções e são ponderadas, decidem o que será substituído e o que será mantido e encaixam no bolso. Outras porém, não abrem mão e ficam frustadas, tentando encontrar alguém que execute o projeto, queridas atençaõ se todo o mercado cobra uma média de valores e você encontra um fornecedor que cobre um 1/3 do preço...fique atenta, pois as flores são vendidas por leilão e quando chegam no ceasa, são vendidas pelo mesmo valor para mim, para você ou para o grande decorador..ah..mas o fornecedor que faz 1/3, falou que como compra quantidade tem muito desconto...então faça um teste, vá no ceasa, procure o dono de um box e faça uma cotação se comprar 01 maço ou 20 como fica o valor..em 20 realemnte terá desconto...de centavos de 3a 5% quando muito, ou seja esse tipo de desconto é bem vindo, mas não fará você gastar 1/3 do valor.

Outro ponto que deixa sua decoração cara: colocar muitos elementos em um mesmo local, por exemplo, algumas meninas chegam aqui e me pedem para orçar dois arranjos gigantes para a mesa do bolo, uma cortina de flores ou velas para colocar atrás e mais duas árvores francesas na lateral. Resultado: uma paulada quando ouvem o valor...a solução é escolher bem o que colocar: se tem a cortina atrás coloque arranjos mais delicados e se tem a cortina atrás, não use as árvore, se prefere as árvores, capriche nelas, exclua a cortina e diminua os arranjos na mesa.

 
Se eu for falar disto.. posso enumerar muitos motivos pelos quais decorações podem custar uma fábula, mas também posso apresentar um mundo de soluções para termos um resultado lindo e o custo baixo, para isso funcionar é necessário que quebrem os paradigmas, de que uma decoração só fica boa se for assim ou assado.. uma decoração também pode ser boa, se couber no seu bolso, se representar seu estilo e se for original...

Outro detalhe crucial: a proposta da Abba é usar materiais baratos que não precisam ser devolvidos, para eliminar o custo do frete da retirada e da equipe para desmontar e embalar todo o material e depois lavá-los para serem reutilizados, outro ponto mandar tudo pronto para simplesmente serem distribuídos no local por vocês, mas muitas noivas me pedem para montar.. isto é mais um custo até por que muitas querem a montagem completa (arrumar doces, porta-retratos, detalhes em guardanapos, bem-casados lembranças..etc) para isto preciso mandar várias pessoas e que fiquem a disposição o dia todo, pois cada coisa chega em um horário.

Resumindo: se entenderem bem a proposta da Abba, como funciona e as opções de modelos e materias que podemos fazer, é possível sim, ter um resultado lindo e economizar muito.


Veja alguns exmplos de projetos que deram super certo:
Mesa de convidados: uma única peça com arranjo cheinho


Bouquets na ponte foram substiuídos, por micro bouquets de lisnathus e laço de fita:


 

Mesa do bolo: Apenas quatro arranjos grandes (2 grandes e dois médios), sem arranjos pequenos, sem árvores, sem cortinas..


Vejam o do Sammia:

No caminho, apenas o tapete e a caixa que ficava charmosa por causa do detalhe de renda e fita


Mesa do Bolo: Apenas dois arranjos grandes e alguns mini, o efeito cheio foi conseguido, pois ela levou outros elementos e caprichou na apresentação dos doces.


Nos outros locais: arranjos pequenos para completar os detalhes personalizados


Os arranjos de mesa: garrfas recicladas, que ela juntou e pintou..



Se estiver disposta a buscar soluções sua decoração ficará linda, original e econômica, mas se quiser usar mega produções prepare o bolso, pois não há milagre que mude o custo.



terça-feira, 20 de março de 2012

Detalhes cheios de charmes

Olá Queridonas!!

Os últimos dias foram bem corridos graças a Deus!! Por isso me atrasei nos posts nesta semana.

Pensei em falar de outros itens que podem ser usados, mas que não são flores e que dão um charme a mais na decoração..

Selecionei alguns que amo...

Porta-retratos: Eles podem dar um toque muito pessoal a decoração, contando a história dos noivos, da família, podem ter as fotos do casamento dos pais..do ensaio fotográfico dos noivos, pode ficar na mesa de convidados no lugar da retrospectiva...













Outro item que acho muito lindo, são as gaiolas marroquinas..é de enlouquecer..em cerimônia, com bem-casados, na mesa de bolo, para recados..
















 E lousa??? que tudo!!!

Para sinalizar:


Esta com moldura é linda (produto nosso! iupiii!!)

Para brincar na hora das fotos..


Há tantas outras fotos maravilhosas na internet, mas prefiro usar as que são de projetos nossos, de eventos que fizemos, são mais reais para mim.. parecem que provam melhor que a idéia funciona  nos projetos modestos e não apenas nos milionários, afinal nestes tudo funciona!

Beijossss!!!!




sexta-feira, 9 de março de 2012

Casamento Sammia e Thiago

Esperei um pouco para postar sobre o casamento da Sammia do Casando Sem Grana, para que ela postasse primeiro, mas agora ....  já estava na hora né??

Conheci a Sammia há mais de um ano, mandei um email para ela e falei da minha idéia de lançar este produto diferente e ela me respondeu de pronto que achava a idéia muito boa. Pouco tempo depois a conheci pessoalmente em nosso stand na expo noivas e ela mencionou no blog que tinha gostado, fizemos uma promo e tals, e depois sempre nos esbarramos na blogosfera..eu ia lendo o blog e sabendo as novas sobre o casório dela. Depois disso veio o 2º Ciclo de Oficinas, mais uma vez fizemos uma parceria.

Fiz um casamento ( sabe o Azul e rosa, lindooooo! que postei aqui?) e lá estava ela toda faceira... não me contive, perguntei sobre a decoração e falei para ela me ligar para vir aqui no atelier que eu monteria os arranjos e ajudaria no que mais fosse preciso.

Ela veio com o Thiago..me contou que a idéia era anos 80, muitas cores, muito original....mas era um casamento então...dei uns pitacos..usarmos as garrafas coloridas monocromaticamente: garrafas azuis com laços azuis e flores azuis...


Garrafas vermelhas, laços vermelhos, flores vermelhas


E assim foi com as demais cores....






Daria um visual mais limpo, pois garrafa de uma cor, fita de outro, flor de outro...poderia pesar, pois tudo era intenso...assim continuaria ousado, pois os jogos ficariam distribuídos aleatoriamente e ainda ficaria colorido.
Bom, mesa de convidados: resolvido!

Na mesa de bolo e doces, seriam colocados os elementos temáticos : brinquedos, games, doces da época (dilíiiiicia!!!), ou seja muitas informações e de fundo uma parede vermelha quase terra-cota, decidimos usar uma proposta mais limpa, apenas flores amarelas..ficaria intenso, mas não poluído.

(fotinhas do meu celular....)




(fotinhos oficiais...)






A esta altura o Thiago já estava nos puffes na área externa, relaxando ao lado do meu fiel escudeiro Miguel:


Opss...voltando....tinha uma cristaleira...fofa! que teriam os porta-retratos que eram coloridos as Love Letters, então usei flores coloridas em vasos transparentes.. o tal do equilíbrio de novo.






Bom...o espaço da recepção estava definido... haviam mais alguns detalhes... charmosos..


Olha que charme o que a Sammis idealizou:




Bom chegamos na cerimônia, como deixar o ambiente rock´n roll, como Sammia queria e ainda assim ser romântico??..pensamos...piramos...várias idéias surgiram mas somente no dia que ela veio trazer as garrafas juntamos a idéias:

Usaríamos um tapete branco, caixas brancas  com flores baixas em roxo, lilás e amarelo e para dar o toque: uma cinta de renda preta com fita de cetim no centro....Ficou assim:



No local havia um gazebo, colocamos duas faixas de voil com laço de cetim preto...(olha o lado rock'n roll) e claro os aquários com as florzinhas dentro para dar um charme...



e agora o mais lindo bouquet... em rosas cearenses, rosa spray, alstroemérias, billy buttons e as maravilhosas suculentas.


E para o noivo, pais e padrinhos, um boutonier com mini suculentas e billy buttons


É assim que trabalho... a noiva vem aqui, me conta tudo que imaginou  sonhou, mostra as fotos de referência, falamos um pouco do espaço, do horário...do vestido, de tudo, aí a cabeça começa a ferver com muitas idéias, começo pegar materiais, mostrar fotos, colocar fitas....aí começa a surgir a decoração ... assim juntas, a noiva vai falando isso gosto, isso não coloca esse...e aí vai...nascem os arranjos!!! Apaixonate!

Saldo do Casamento da Sammia : Ela é uma linda, um ser humano muito especial, princesa do Senhor!!! Sonhou, buscou e realizou, fico muito feliz de ter feito parte deste dia especial!!! Como profissional digo que uma noiva ousada é o sonho de todos!

Beijos e muitas, muitas felicidades ao casal!!!

Bom fds!!! Agenda lotada...muitas noivas vindo ao atelier para aproveitar a promoção...